UM SALTO NA ESCURIDÃO

Página de divulgação do primeiro livro do escritor Henry Evaristo

Subscribe
Youtube
Heart
Agradeço imensamente à todos os amigos, proprietários de dezenas de blogs, que estão me auxiliando na divulgação de meu livro. É através de vocês que meu trabalho vai avançando e se tornando conhecido.

Não citarei os nomes específicos por que posso cometer o erro de esquecer algum.


Muito obrigado!












Essa semana o escritor Paulo Soriano, do site CONTOS GROTESCOS, entrevistou esse autor que vos fala a respeito de meu livro recém-publicado. Uma oportunidade maravilhosa de falar sobre meu trabalho e de estar em destaque no maior site de literatura fantástica da internet em língua portuguesa. Só tenho a agradecer ao amigo barão e a todos os leitores e escritores que têm manifestado seu apoio nesta nova fase em que estou entrando na minha carreira de escritor.



ENTREVISTA COM HENRY EVARISTO, AUTOR DE "UM SALTO NA ESCURIDÃO


Henry Evaristo é, sem dúvidas, um dos mais respeitados escritores da moderna literatura fantástica no país. Após vários anos divulgando suas obras em diversos sítios na internet, Henry Evaristo parte para a publicação de um antologia de contos em papel. Muito gentilmente, o autor concedeu esta entrevista aos Contos Grotescos.

CG – Henry, após uma longa espera, o público brasileiro, que conhece o seu trabalho pela internet, finalmente vai poder ler as suas narrativas em papel. O que o público encontrará em “Um salto na escuridão”?

Primeiro de tudo, agradeço imensamente essa oportunidade oferecida pelo “Contos Grotescos” de expor um pouco das minhas idéias e, principalmente, divulgar meu livro para os milhares de leitores deste site que é, seguramente, o mais importante para a literatura fantástica na América Latina.

É tão difícil falar da própria obra. Parece que ficamos meio desorientados, sem saber direito pra onde olhar, para qual parte dirigir a atenção especificamente. Mas creio que quem adquirir o livro encontrará nele o resultado de décadas de absorção de influências que vêm da televisão, da literatura em quadrinhos, dos romances e dos contos, tanto os da dita cultura pop quanto os que são tidos como clássicos. Encontrará tramas sombrias, que, com certeza, incorporam elementos de terror; de um medo irracional diante do desconhecido. Encontrará situações em que o terror emana violentamente de criaturas de um mundo sobrenatural pavoroso, mas verossímil.

Se não encontrar nada disso, pelo menos terá a certeza de que adquiriu a obra de um escritor esforçado para conseguir dar vida a este mundo proposto acima.

CG – Algum critério especial na escolha dos contos que integram a antologia?

Apesar de o volume conter alguns contos mais recentes, o que predomina mesmo são os contos com os quais iniciei minha carreira como escritor virtual. Eram contos que constavam em minha escrivaninha em um famoso site de literatura do qual já não mais faço parte e que agora encontram neste livro o único lugar onde estão disponíveis. Tentei incluir algum material inédito, mas, infelizmente, por questões de força maior, desta vez não foi possível.

CG – Como adquirir a obra?

No momento, as vendas estão limitadas ao site CLUBE DE ESCRITORES. Mas é possível que em breve ele possa ser adquirido por outras vias que serão divulgadas em meus blogs e em todos os canais da internet aos quais tenho acesso.

O link para adquirir o livro é:

http://clubedeautores.com.br/book/4956--UM_SALTO_NA_ESCURIDAO

CG – Todo bom escritor tem características marcantes, bem delineadas, que singularizam a sua obra. Estaríamos corretos em dizer que a indução a um medo cruciante é a marca indelével de Henry Evaristo?

Bem, não sei se eu mesmo teria condições de avaliar quais os pontos mais marcante do meu trabalho. Mas, sim, com certeza o fator medo é primordial. Eu sempre escrevo buscando esse medo quando estou trabalhando com um texto de terror. Creio que a literatura de terror tem essencialmente que assustar, impressionar, o leitor. Mas não creio que meus contos apresentem simplesmente o medo pelo medo, sem mais nem menos. Eu busco fazer com que o leitor sinta receio deste mundo e das coisas que podem andar a solta por ele, na calada da noite e que podem, eventualmente, habitá-lo. Neste sentido pode-se dizer que meus monstros e abominações representam um lado degradado deste mundo. Me agrada saber que as pessoas lêem um conto meu e depois ficam com a idéia na cabeça; que perscrutam o ambiente em busca de ameaças potenciais vindas, quiçá, de outro mundo. Quero que o leitor se pegue, após ler meu texto, imaginando se não pode haver alguma coisa hedionda se escondendo atrás da cortina, embaixo da escada, no fundo do porão, ou lá fora na escuridão da noite, mesmo diante da força de suas convicções racionais.

CG – Não é fácil dedicar-se a um segmento da literatura como o horror e a fantasia. Geralmente, a crítica considera o fantástico, especialmente o horror, subliteratura. É tempo de enfrentar este tipo de preconceito?

Com certeza. E tenho a impressão de que alguma coisa está mudando no panorama da literatura fantástica brasileira. Não sei se essas mudanças nos levarão a cair no gosto dos acadêmicos de plantão mas, com certeza, estão nos aproximando do público e isso é o que, de fato, importa no final das contas. Infelizmente muita coisa que aí está, disponível principalmente na internet, é de péssima qualidade. Isso depõe contra o restante que apresenta um material diferente, mas, ainda assim, atualmente encontramos muito mais espaço para mostrar o que sabemos fazer e muito mais gente procurando esse material.

A questão do preconceito com relação á literatura fantástica é algo que descende dos primórdios. Ora, Sir Horace Walpole já foi, ele mesmo, censurado por escrever sobre fantasmas e outras forças sobrenaturais. Penso que isso foi, desde sempre, um reflexo da sociedade moderna e, ao que parece, repercutindo ainda no pós-modernismo, contra o goticismo da proposta fantástica. A própria literatura gótica faz parte do movimento de retomada da estética medieval ocorrida na segunda metade do século XVIII. Naquela época, tanto era moda relembrar o padrão medievo quanto rechaçá-lo veementemente. Ora, se o gosto pela estética emanava do povo, repercutia e reverberava como um grito de alerta nas academias; um alerta anti-revisionista que rebatia de volta contra tudo o que poderia se encaixar nesse padrão e se afastar da iluminação dos novos tempos. É de fato uma questão complexa.

Mas, com certeza os bons representantes da literatura fantástica de nossos tempos aqui no Brasil estão conseguindo lutar contra tudo isso, galgando degraus importantes através dos quais conseguem mostrar que o gênero é muito mais do que se pensa e se espera. Temos atualmente exemplos de escritores excelentes que apresentam trabalhos de altíssima qualidade tanto criativamente quando ao nível de recursos literários dentro da literatura de terror. Escritores que possuem ainda mais qualidade literária do que muitos dos autores contemporâneos já consagrados na mídia. A união desses artistas tem quebrado barreiras e paradigmas dentro do universo fantástico.

CG - Henry, agradecemos a entrevista, ao passo em que o deixamos à vontade para deixar o seu recado aos leitores dos Contos Grotescos.

Bem, comprem meu livro! Façam com que ele se torne conhecido. Me ajudem a dar continuidade ao meu trabalho também fora da internet.

Este livro é parte inicial da realização de um sonho e só com o apoio do público é que poderei ir em frente e crescer em direção a conquistas ainda maiores.

Ao mesmo tempo, o incentivo a este trabalho, assim como a outros desta nossa nova geração, é mais um elemento de luta para a valorização da literatura fantástica nacional e interessa a todos, tanto escritores como leitores.

Deixo aqui minhas coordenadas na rede mundial:

Para adquirir o livro UM SALTO NA ESCURIDÃO:

http://clubedeautores.com.br/book/4956--UM_SALTO_NA_ESCURIDAO

E-MAIL e MSN:

voxmundi80@yahoo.com.br

BLOG:

www.camaradostormentos.blogspot.com

OKUT:

http://www.orkut.com.br/Main#Home.aspx?hl=pt-BR&tab=w0

Abraços a todos!

2 comentários:

Tânia Souza disse...

Uma entrevista marcante para a literatura fantástica nacional, abraços e muita sorte com o seu livro, que seja o primeiro de muitos outros.

Unknown disse...

Oi, Henry!
Já add o seu banner em "parceiros"...
Vou comprar o seu livro tb.
Adoro os seus contos!!!
Tb estou seguindo o blog aqui.
Tenha uma linda noite...
Bjinhossssssss

Postar um comentário

Agradecimentos especiais à escritora Tânia Souza pela indicação do layout deste blog.

http://www.descaminhossombrios.blogspot.com/